Combater a Pobreza e a Exclusão Social
O combate à Exclusão Social faz-se através de um duplo processo de interacção positiva entre os indivíduos excluídos e a sociedade, denominado Integração Social, que passa por duas vias: a da inserção e a da inclusão.
Este processo, de Integração Social, viabiliza o acesso às oportunidades da sociedade a quem dele estava excluído, permitindo a retoma das relações interactivas entre o indivíduo excluído e a sociedade.
Assim, pela inserção, os indivíduos tornam-se cidadãos plenos; e pela inclusão, a sociedade permite e acolhe a cidadania. Ou seja: a inserção na sociedade é uma escolha do indivíduo de aceder às oportunidades que a sociedade oferece, ao mesmo tempo que tem de haver inclusão da parte da sociedade, acolhendo os indivíduos, organizando-se para abrir as oportunidades para todos, de modo equitativo.
Se, por um lado, a sociedade tem de ser inclusiva, removendo e minimizando os factores de exclusão de natureza estrutural e conjuntural, e reforçando e maximizando oportunidades; por outro lado, não se pode incluir quem não quiser ser incluído, o que quer dizer que o indivíduo tem de se esforçar para remover e minimizar os factores de exclusão que estão ao seu alcance, ao nível individual e familiar, promovendo capacidades e competências individuais e familiares, no sentido da sua inserção na sociedade que o envolve.
2 Comments:
Boa noite,
há muito que já não passava aqui.
Combater a pobreza está cada vez mais difícil.
Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas
Concordo inteiramente consigo. No entanto, não me parece que isso seja uma prioridade deste governo. Por cá a dita vai aumentar e de que maneira. Infelizmente as pessoas acham que as desgraças do país está a cargo dos beneficiários de RSI e da formação profissional financiada. Nada mais errado, no entanto a mensagem passada é essa, e, num país onde não há nada, é fácil atirar as culpas ao elo mais fraco.
Post a Comment