sexta-feira, 11 de setembro de 2009

É possivel transformar o pesadelo em sorriso

"Há seis anos foi passar férias a Bombaim e deparou-se com um realidade que desconhecia: muitas crianças a pedir, a maior parte delas com faltas de membros ou de dedos. Só mais tarde soube que as máfias fazem isso às crianças para que provoquem pena e recebam mais esmolas na hora de mendigar junto a hotéis e restaurantes de luxo. Por vezes são os próprios pais que as amputam para que não sejam roubados pelas máfias, pensando que já têm patrão. Há várias pessoas a alugar crianças destas para receberem avultadas esmolas.

Isto revoltou Jaume Sanllorente Trepat* que resolveu no ano seguinte dedicar-se a proteger as crianças pobres de Bombaim, para que não caiam nas mãos das máfias.
Depois de conhecer um pequeno orfanato que se preparava para fechar as suas portas, colocando quarenta crianças na rua e nos prostíbulos da cidade de Bombaim, Jaume Sanllorente toma a decisão que mudará o resto da sua vida. E, em consequência disso, mudará as vidas de muitas outras pessoas. O seu trabalho é agora apoiar o maior número de crianças pobres daquela cidade. E está a conseguir com a ajuda de muitas pessoas que o apoiam. Uma lição de amor, entrega, sacrifício e esperança que nos convida a acreditar que todos podemos contribuir para um mundo melhor."


*"Jaume Sanllorente Trepat nasceu em Barcelona a 9 de Julho de 1976. Estudou jornalismo. Trabalhou em meios de comunicação catalães como a COM Rádio e a BTV. Especializou-se depois na área de jornalismo económico, tendo desempenhado durante vários anos o cargo de delegado na Catalunha da revista Comercio Exterior e trabalhado em numerosas outras publicações desse sector. Desde 2004 que Jaume Sanllorente dirige a ONG Sorrisos de Bombaim


que ele mesmo fundou e que, neste momento, dá educação e possibilidades de futuro a mais de 2700 crianças «intocáveis» das ruas de Bombaim. Jaume Sanllorente vive actualmente nesta cidade da India, onde prossegue, dia a dia, uma constante luta pacífica contra a pobreza."


SONRISAS DE BOMBAY

4 Comments:

Ana Martins said...

Um verdadeiro Senhor no pleno sentido da palavra, Bem-Haja!

Nunca fui a Bombaim, mas o meu marido conhece bem, é natural de Ribandar- Goa.

Beijinhos,
Ana Martins

Sara S. said...

Desconhecia essa realidade, mas abençoado seja aquele que a combate. É tão bom ver os sorrisos daquelas crianças... :)
Bjs

zedeportugal said...

É preciso mais do que vontade e recursos: é preciso principalmente muita coragem para enfrentar toda a violência das máfias e da própria miséria.
Lamento não ser capaz (ainda?) de fazer algo de semelhante. Admiro muito quem é capaz de o fazer. Tantos de nós estamos presos a coisas tão sem importância, mas tão difíceis de largar...
Saudações cristãs.

Ana Martins said...

Olá Mafa_R,
este blogue foi contemplado com o selo "COMPROMETIDOS Y MÁS, 2009", que visa destacar blogues que de uma forma ou de outra lutem por um mundo mais justo e melhor.

Beijinhos,
Ana Martins