quinta-feira, 24 de abril de 2008

Aumenta o preço dos cereais, aumenta a fome



O aumento dos preços dos cereais está a matar à fome os africanos.
Apesar da fome e do aumento dos preços dos cereais serem um problema global o continente africano é o mais afectado.

Uma das razões para este aumento dos preços é o crescimento da produção de biocombustíveis.

Os aumentos dos preços dos cereais são um problema cada vez mais sério e, devido a isso, o Programa Mundial de Alimentos comprou menos 40 por cento dos alimentos necessários, o que pode levar a ONU a retirar ajuda alimentar a 100 mil crianças.

Segundo o secretário-geral da FAO, «a ajuda alimentar continua a ser necessária, nomeadamente para regiões como o Darfur (Sudão) ou para países que sofrem conflitos armados e que não têm dinheiro para comprar alimentos».

Ler mais aqui e aqui.

Perante o receio de futuras restrições no abastecimento internacional de arroz e uma consequente subida dos preços, a sua venda foi racionada nos EUA - uma medida insólita.

Acho impressionante a falta de vontade política para acabar com o problema da fome no mundo!

3 Comments:

RC said...

O Problema não provém somente dos biocombustiveis,
O grande problema está no crescimento tecnológico dos últimos anos, na melhoria da qualidade de vida (de alguns) e no crescimento demográfico. Tudo isto associado aos limites estabelecidos para a produção de alimento criou e continuará a criar a Fome!

José Faria said...

Ó MEU AMIGO; EMBORA CONCORDE EM PARTE COM O QUE CARLOS DUQUE disse, Continuo a acreditar na má política agrícola ditada pelos governos com responsabilidades a nivel destes sereais!

Tudo não passa de questões de negócio e de economias políticas, econónicas e sociais, que em muito contribuem para a sustentabilidade de políticas, governos e políticos.
Para eles, que se lixem os que passam fome!
Abraços

Arnaldo Reis Trindade said...

Maf_ram
parabens pelo blog,nenhum problema pelo link,inclusive pode ficar a vontade quando quizer por algo do meu blog aqui e espero que você tbm me dê o aval para que eu possa fazer o mesmo com o s links de teu blog,parabens pelas observaçoes sobre a fome a miseria..
mas quanto aos aumentos de preços,pra mim ainda é culpa dos grupos que tem o controle do petroleo e de paises que fazem parte desse grupo que estão jogando com a vida das pessoas pra por a culpa nos biocombustiveis,pela falta de comida ou pela alta dos preços da mesma.
Abraço.

Mensagens mais pesquisadas aqui no blogue