quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como se fabrica a miséria



Um documentário que vale a pena ver, para se entender um pouco do que está por detrás do mundo do dinheiro e da pobreza.

5 Comments:

alf said...

Quando me ponho a falar com as pessoas sobre estas coisas verifico que muita gente divide o mundo entre "nós" e os "outros". Aqueles que de algum modo possam fazer perigar o nosso conforto são sempre os "outros". E os "outros" são o inimigo, algo que, no fundo, as pessoas quereriam era ver destruído.

Neste caso do Iraque, muitas pessoas estão-se nas tintas para os porquês; para elas, os iraquianos têm o petróleo que tanta falta nos faz, por isso se eles pudessem ser extintos e a exploração do petróleo ficasse inteiramente na mão dos "nossos", ótimo!

Não sei se as pessoas que são assim podem ser convencidas a ser de outra maneira, ou se a educação pode contribuir para levar as pessoas a pensarem de outra maneira; ou se a mistura de povos e culturas pode ajudar a desenvolver a consciencia de que o "outro" é igual ao "nós". Dá-me ideia de que as gerações mais novas serão melhores, mas tb não sei se não é só aparencia por ser "políticamente correcto".

Hoje tive uma ideia: uma nova religião: vamos fazer da Terra um Paraíso para toda a gente. O objectivo não é ir para o paraíso quando morrermos, é construirmos um paraíso aqui. Assim dito parece algo tosco, mas tenho um enquadramento para lhe dar.

fa_or said...

Obrigada, Alf, pela achega.

Eu acho, como Tolstoi, que ‎"Só há uma maneira de acabar com o mal: é responder-lhe com o bem."

Quando todos fizerem o bem teremos o Paraíso.


Deixo o endereço para outro vídeo com legendas em português.

Um documentário exibido pela TVE espanhola, em 2007 (mas actual) que aborda a visão de Eduardo Galeano e Jean Ziegler sobre A Ordem Criminosa que vai pelo Mundo, o cinismo assassino que a cada dia enriquece uma pequena oligarquia mundial em detrimento da miséria de cada vez mais pessoas pelo mundo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=whGQTFMXkWQ#!

fa_or said...

E mais:

John Perkins. “Portugal está a ser assassinado, como muitos países do terceiro mundo já foram”:

http://www.ionline.pt/mundo/john-perkins-portugal-esta-ser-assassinado-muitos-paises-terceiro-mundo-ja-foram

alf said...

Pus a notícia no meu facebook...

fa_or said...

14 de Agosto de 2012 - O texto que incendiou Espanha.
"Se percebemos bem - e não é fácil, porque somos um bocado tontos -, a economia financeira é a economia real do senhor feudal sobre o servo, do amo sobre o escravo, da metrópole sobre a colónia, do capitalista manchesteriano sobre o trabalhador explorado. A economia financeira é o inimigo da classe da economia real, com a qual brinca como um porco ocidental com corpo de criança num bordel asiático."
Ler tudo em:
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO056741.html?page=0

Mensagens mais pesquisadas aqui no blogue